R. Comendador Araújo nº 731 Batel – Curitiba
(41) 3018-0100 | (41) 3154-9494 | (41) 99528-5859

Novembro Azul: homens que cuidam do visual e da saúde

homens-que-se-cuidam

A vaidade masculina tem uma história bem mais longa do que a gente imagina. Na Grécia Antiga, a vaidade das mulheres não era nada quando comparada a dos homens, pois, para os gregos, o bom cidadão da pólis tinha que ser belo e virtuoso. Já no Egito, os nobres se depilavam e limpavam todas impurezas possíveis da pele para ficarem mais perto dos deuses. Na Europa, o rei Luís XIV governou a França em cima do salto e com o rosto corado de blush, sendo o inventor da moda como conhecemos. Hoje, o homem moderno usa hidratante e filtro solar, corta o cabelo e faz a barba periodicamente.

Mas vaidade é muito mais do que isso. Vaidade significa cuidado, que implica em ajudar os outros e promover seu próprio bem-estar. Significa cuidar, sim, da sua beleza, mas prezar mais ainda pela sua saúde.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais incidente – perdendo só para o câncer de pele. Vendo esse cenário o Instituto Lado a Lado pela Vida criou a campanha Novembro Azul em 2008, que tem como objetivo a prevenção do câncer de próstata e a desmitificação – junto com um certo preconceito – sobre a ida do homem ao médico.

Você sabia que um a cada sete homens será diagnosticado com câncer de próstata durante a vida? 

Apesar de ser considerado um mal da terceira idade, a prevenção deve começar muito antes. Na maioria dos casos, o câncer não apresenta sintomas e, por isso, quando é diagnosticado já está em estágio avançado. Sociedades médicas recomendam que a partir dos 50 anos os homens façam o exame de próstata anualmente. Para os que fazem parte de algum dos grupos de risco, a recomendação é de que os cuidados comecem já por volta dos 45 anos. Assim, realizar exames periodicamente é a melhor maneira de se manter saudável.

Como qualquer outra doença, existem certos fatores de risco. Confira alguns deles!

Hereditariedade

Esse fator aumenta o risco de desenvolver a doença, caso exista dois parentes de primeiro grau diagnosticados, e se esta foi descoberta antes dos 60 anos de idade. Outro critério é se ela estiver presente em várias gerações: avós, pais e filhos. Na presença de um desses critérios, o risco de desenvolvimento da doença aumenta para 50%.

Idade

Assim como outros tipos de câncer, a idade é um grande marcador de risco. Mas, no câncer de próstata, ela merece uma atenção redobrada: a incidência da doença e a taxa de mortalidade aumentam exponencialmente a partir dos 50 aos.

Hábitos de vida

Um fator reconhecido recentemente por alguns estudos é o impacto dos hábitos diários no crescimento da doença. O aumento da taxa de insulina, o consumo excessivo de álcool e o tabagismo são fatores que facilitam o desenvolvimento do tumor. Homem, lembre-se: o câncer de próstata pode ser curado quando diagnosticado em tempo. Previna-se!

A Casa W conta com profissionais de alta qualidade para deixar seus cabelos fabulosos, sendo o único salão de beleza em Curitiba que segue as técnicas do renomado Wanderley Nunes, um dos mais consagrados hairstylists do país. Siga as nossas redes sociais, como Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades e dicas de beleza!

Facebook Comentários

Post Relacionados

Deixe um comentário

Atendimento