R. Comendador Araújo nº 731 Batel – Curitiba
(41) 3018-0100 | (41) 3154-9494 | (41) 99528-5859

O que é visagismo e por que é tão importante?

O que é visagismo e por que é tão importante
O que é visagismo e por que é tão importante

O termo visagismo foi introduzido recentemente no Brasil, mas já está presente em muitos salões de beleza. Os profissionais visagistas buscam harmonizar esteticamente a identidade da pessoa em um atendimento totalmente personalizado.

É comum as pessoas chegarem a um salão de beleza e solicitarem um tipo de corte ou coloração que encontraram em uma revista ou que admiram em uma pessoa famosa, não levando em consideração sua própria personalidade. O visagismo se baseia em muito estudo, analisando vários fatores, como formato do rosto, cor da pele, feições e também a personalidade e atividade profissional, para identificar os pontos que valorizam a beleza e entram em congruência com o estilo de vida. O termo deriva da palavra francesa visage, que significa rosto, e é arte de criar uma imagem pessoal autêntica de acordo com as características físicas. Na estética, o visagismo ajuda o profissional a saber qual visual é mais adequado para cada pessoa, ressaltando a essência que o cliente deseja transmitir.

De acordo com o maior estudioso de visagismo do Brasil, Philip Hallawell, há 9 formatos de rosto que representam diferentes características. Rostos que possuem linhas retas são um sinal de força e determinação, as diagonais representam o dinamismo e as curvas transmitem delicadeza e suavidade.

Rostos redondos e ovais: “A lateral é curva. A diferença entre os dois é que o redondo tem a largura quase igual à altura. A largura do rosto oval é dois terços da sua altura. Vale lembrar que o rosto redondo não é comum nas raças ocidentais, é encontrado com mais frequência em orientais e indígenas.”

Rosto retangular ou quadrado: “A lateral é vertical e reta quando o ângulo da mandíbula estiver abaixo da boca. A proporção do rosto quadrado é igual à do rosto redondo, enquanto o rosto retangular tem a mesma proporção do rosto oval. Se o ângulo da mandíbula estiver na altura da boca, o rosto é hexagonal de lateral reta e, geralmente, o queixo é pontudo.”

Rosto triangular invertido ou losangular: “É quando a lateral do rosto é uma linha inclinada que vai quase diretamente ao queixo e a testa é larga. Porém, se a testa for triangular e as bochechas forem salientes, o rosto é losangular.”

Rosto hexagonal de base reta: “Se a lateral do rosto é uma linha inclinada, mas o queixo tem uma linha reta horizontal, é um rosto hexagonal de base reta. Neste caso a testa também é geralmente reta no topo e as bochechas são salientes. Esse rosto é parecido com o losangular, mas a diferença é que o losangular tem o queixo pontudo e no hexagonal o queixo é quadrado.”

Rosto triangular: “Tem a parte inferior mais larga do que a testa e a lateral também é inclinada, porém num ângulo invertido dos rostos.”

O profissional também analisa as feições que são dividas em 3 partes e correspondem a traços da personalidade: traço superior, da sobrancelha para cima, onde se analisa o intelecto; traço médio, entre as sobrancelhas e a ponta do nariz, onde o olho é a área da emoção e o nariz da ação; e inferior, do nariz até o queixo, onde a boca representa a expressão e a comunicação, e o queixo a vontade.

A importância do visagismo é enorme porque o cliente valoriza o trabalho do profissional que realiza uma análise cuidadosa, customizada e exclusiva, tendo como base muito estudo. O profissional pergunta fatos sobre a vida do cliente e as intenções que ele quer passar no seu dia a dia, envolvendo-o ativamente no processo da construção do seu look.

Gostou dessas dicas? Siga as nossas redes sociais no Facebook e Instagram e fique por dentro das novidades e dicas de beleza!

A Casa W conta com profissionais de alta qualidade para deixar seus cabelos fabulosos, sendo o único salão de beleza em Curitiba que segue as técnicas do renomado Wanderley Nunes, um dos mais consagrados hairstylists do país.

Post Relacionados

Deixe um comentário

Atendimento